ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO CATADOR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Aprenda reconhecer a importância do catador de materiais recicláveis
O 07 de junho, foi instituído o Dia Nacional dos catadores de Materiais Recicláveis. A data foi escolhida devido ao dia de luta dos catadores, no 1º Congresso de Catadores de Materiais Recicláveis, ocorrido em Brasília.
Conseguimos entender a importância do trabalho do catador de materiais recicláveis para o meio ambiente, quando lembramos que se o lixo não for destinado corretamente para a coleta seletiva, ele se amontoará em lixões ou aterros sanitários, ou ainda pior, serão espalhados nas ruas, poluindo mares, rios, e o ar, pelos gases exalados.
Para colaborar com os catadores e com o meio ambiente, devemos praticar o descarte consciente, separando os materiais para a reciclagem de modo correto, lixo seco separado do lixo molhado, assim evitamos que haja contaminação dos materiais destinados à reciclagem.
Você sabe o quanto cada brasileiro produz de lixo a cada 24 horas? São 1kg e 100g diariamente. O resíduo que produzimos em casa são de nossa responsabilidade, por isso, precisamos cuidar deste lixo até que seja entregue ao catador.
O catador tem grande importância neste contexto pois tem a função de coletar todos os materiais recicláveis com responsabilidade ambiental, separando com eficiência o diversos tipos de plástico, papel, papelão, metal para a reciclagem.
Pólita Gonçalves, 2003, define a figura do Catador no livro: A reciclagem integradora dos aspectos ambientais, sociais e econômicos:
O catador:
- Não cata em lixão.
- Se organiza em cooperativas ou associações.
- Não rasga sacos na rua.
- Tem responsabilidade ambiental.
- Coleta todos os recicláveis.
- Se articula com a sociedade de forma a mais unidades familiares separarem na fonte.
- Coleta apenas materiais previamente separados na fonte em recicláveis e não recicláveis.
- Tem força política ou busca o seu fortalecimento político com organização e articulação.
- Estabelece parcerias libertadoras e não paternalistas.
- Vive do lixo e não no lixo.
- Vende em maiores quantidades e melhores preços.
- Vende de forma consorciada (federação de cooperativas).
- Mantém-se afastado do poder do tráfico e da dependência química.
- Se for cooperativa é uma cooperativa autogestionária.
- Tem ética ambiental.
- Investe em seu empreendedorismo.
- Busca novas formas de comercialização.
Lembre-se que os catadores sustentam suas famílias com a renda proveniente destes materiais, e que o resultado da nossa prática influencia diretamente no sustento destas famílias.
Em vista disso, pratique o descarte de modo consciente em prol dos catadores, do meio ambiente e de toda humanidade.♻
Meus parabéns aos catadores e catadoras, pelo seu dia!
Confira o tema no canal Aprendi!! Vou ensinar!!
🎯Sou Sandra Salles, administradora e criadora de conteúdo. Tenho especializações em Educação ambiental, Sustentabilidade e Arteterapia. Criei este canal num espaço diversificado para ensinar e compartilhar o que eu aprender. Aprendi! Vou ensinar! Dicas do lar | Artesanato | Sustentabilidade.
Aprenda assistindo aos tutorias e dicas onde eu compartilho a minha experiência na cozinha, como dona de casa; com práticas sustentáveis, como educadora ambiental; e na produção de artesanatos, como artesã. Aprenda com Aprendi! Vou ensinar!
Também conto minhas experiências com produtos para ajudar as pessoas fazerem suas escolhas.
Espero ajudar você com o meu conteúdo!! Aceito dicas, comentários e sugestões de melhoria são muito bem vindos, afinal de contas, estamos sempre aprendendo 😀
Saúde e Felicidades!!
Comentários
Postar um comentário